Aquela sensação de PC "limpinho" após formatá-lo e instalar sua versão preferida do Windows. E agora? O que fazer? Por onde começo? Vou colocar aqui algumas dicas de softwares que valem a pena para você instalar em seu PC recém renascido!


1. Antivírus

Vamos começar pela segurança. Antes de colocar qualquer coisa no seu computador, é melhor ter certeza que tenha o mínimo de proteção contra pragas como vírus, malwares e outras porcarias. Hoje temos um grande número de bons antivírus gratuitos, como o Avast, o AVG e o Avira. Porém, caso ja tenha uma licença de um antivírus pago, como o Norton e o McAfee, pode utilizá-la também!

2. Atualizações do Windows 

Parece clichê, mas é importante atualizar seu sistema antes de começar a navegar pela internet e instalar programas. Isso aumenta a chance de você solucionar possíveis problemas de segurança do Windows antes de se expor ao mundo.

3. Navegador de Internet

Como o Internet Explorer é o melhor navegador para baixar outros navegadores, fica a dica: baixe e instale o Google Chrome, ou o Mozilla Firefox. Ou os dois. São ótimos navegadores, que se mantém atualizados com frequência, aumentando as chances de uma navegação segura. Existem outras opções também, como o Opera e o Apple Safari, mas não são tão recomendadas.

4. Comunicação

Melhor se manter online sempre. Vai que surja uma dúvida? Pelo menos você vai ter como perguntar para aquele seu sobrinho que manja tudo de computador! Então, instale seus softwares de comunicação instantânea (messengers), como o Skype, Google Talk, ou outro que você utilize. Procure sempre a versão mais recente, para garantir acesso a novas funcionalidades e correção de bugs.

5. (Des)Compactador

Para compactar e descompactar seus arquivos, apesar do Windows já ter essa funcionalidade embarcada, existem boas alternativas. O 7-Zip é uma delas. O programa é gratuito e utiliza vários algoritmos de compressão, permitindo a manipulação de diversos tipos de arquivos compactados (7z, zip, rar, etc.).

6. Pacote Office

Essencial para visualizar a maioria dos documentos. Para quem não quer gastar, existe a excelente opção gratuita Libre Office. Em português, possui suporte a arquivos do Microsoft Office, além de várias funcionalidades profissionais. Excelente alternativa ao pacote da empresa de Redmond. Existe também outra boa opção: Open Office, da Apache, do qual o Libre Office se originou.

7. Player e Codecs de Vìdeo

Para codecs de áudio e vídeo eu particularmente gosto muito do K-Lite Codec Pack. Ele é distribuído em três versões: Full, Standard e Basic. A versão Standard já supre todas as necessidades mais comuns no que diz respeito a reprodução dos formatos mais comuns de arquivos de áudio e vídeo, e inclui uma versão do Media Player Classic, um excelente player de áudio e vídeo.

8. Clientes de Armazenamento na Nuvem

Para facilitar o backup dos seus documentos você pode utilizar um serviço de armazenamento na nuvem. Neste artigo que escrevi há pouco tempo você pode saber das vantagens de cada um e escolher o seu.Existem várias opções, como o Dropbox, Skydrive e Google Drive. Fique a vontade para instalar o seu. Se sua preocupação for a segurança dos seus arquivos na nuvem, aqui tenho outro artigo que lhe ajudará com isso.

9. Editor de Imagens

Uma vez ou outra você precisará editar alguma foto, alguma imagem pra usar num trabalho de escola, fazer uma anotação numa foto de família. Coisas assim. O Paint do Windows é muito limitado. Para essas tarefas um pouco mais avançadas você pode utilizar o Paint.NET. Uma excelente alternativa gratuita ao Paint. Nele você tem várias ferramentas para te auxiliar nas edições de imagens. Não é um Photoshop, mas quebra um galhão!

10. Editor de Textos

Você pode até ter se afeiçoado ao Bloco de Notas do Windows, mas não pode negar que suas funcionalidades são extremamente limitadas. Até para um usuário do básico faltam alguns charmes que seriam úteis, como uma navegação por abas entre os documentos abertos, possibilidade de "highlighting" para códigos fonte, entre outras. O Notepad++ traz tudo isso e muito mais. Você pode instalar plug-ins que complementam sua experiência com o programa, estendendo sua funcionalidade de acordo com sua necessidade.

Essas são as minhas indicações. E você, tem algum outro programa que gostaria de indicar? Fique à vontade para postar sua recomendação nos comentários do post.